quinta-feira, 7 de maio de 2009

Tratamento da dor na coluna


Nem todos os tratamentos para dor na coluna funcionam para os diversos casos e indivíduos na mesma condição, e muitos acham que precisam tentar varias opções de tratamento para descobrir o que funciona melhor. Apenas em uma minoria, estimada entre 1-10% dos casos, requer cirurgia. Geralmente acredita-se que alguma forma de alongamento e exercício físico consistente sejam um componente essencial dos programas para tratamento de dor de coluna.

A medicina moderna tem testado nos último 50 anos várias terapias intradiscais, que  foram desenvolvidas visando reduzir a pressão no interior do disco intervertebral (descompressão). Esses procedimentos minimamente invasivos vem apresentando uma significativa evolução em decorrência do avanço cientifico e tecnológico em termos de equipamentos para uso médico. Estas cirurgias são realizadas por duas vias: Vídeo-Endoscópicas e Técnicas Percutâneas. Em razão de sua importância atual, abordaremos apenas algumas das técnicas percutâneas realizadas em nível ambulatorial: 


  1. Discectomia intra discal a laser
  2. Anuloplastia eletrotermica intradiscal (IDET)
  3. Nucleoplastia

1. Discectomia a laser 
Essa renomada técnica usa a energia do laser para vaporizar parte do núcleo pulposo visando à diminuição da pressão intra discal e regressão da protrusão discal do anel fibroso. Os seus resultados foram variáveis, dependendo do tipo de energia a laser usada. Porém tem um papel restrito no tratamento da dor lombar e ciática. 

2. Anuloplastia eletrotérmica intradiscal (IDET) 
Anuloplastia eletrotérmica intradiscal é uma opção de tratamento minimamente invasivo em pacientes com forte dor lombar decorrente de fissuras na parede externa do disco intervertebral. A eficácia dessa terapia está na dependência de se transferir calor de forma homogênea por um cateter eletrotérmico por meio de uma corrente elétrica para o anel fibroso e núcleo pulposo . A melhora da dor é devido principalmente à modificação da estrutura de suas fibras colágenas, e de substâncias bioquímicas responsáveis por dor e inflamação, e destruição dos receptores das fibras nervosas do disco, induzindo a sua restauração. Os resultados iniciais tem sido satisfatórios. Os efeitos em longo prazo são desconhecidos, porém os últimos trabalhos publicados não são tão animadores. 

3. Nucleoplastia 
O mais recente método aprovado pelo FDA e pela ANVISA para tratamento de hérnia discal contida e em casos selecionados de dor discogênica desde 2001. Tem como objetivo a retirada de tecido do núcleo pulposo da ordem de 10% por meio da introdução de um cateter no interior do disco, que transmite ondas de radiofreqüência específica de maneira controlada provocando sua contração e aliviando a pressão interna exercida sobre a raiz do nervo afetado. O disco é tratado e não removido, preservando assim o seu efeito de cochim . 
A experiência clínica com esta nova tecnologia necessita ainda de observações resultantes de seguimento clínico prolongado. Neste período inicial é válido considerar a nucleoplastia como um tratamento eficiente para hérnias de disco contidas (maior que seis mm) com ou sem radiculopatia associada. É absolutamente importante entender que a nucleoplastia pode não substituir a micro-discectomia ou fusão, servindo, no entanto como uma conduta complementar nos casos referidos acima. 

3 comentários:

  1. NAO TENHO TEMPO DE LER ESSAS COISAS

    ResponderExcluir
  2. o que precisa é o povo ter acesso a isso´...pagar em10x no cartão se possivel 12xmas se só quem tem grana na mão tem direito...de que adinta tanta tecnologia!...é como vc ter àgua e envenenada na sua frente!

    ResponderExcluir